top of page

colapso total since 1994

  • Foto do escritor: melody erlea
    melody erlea
  • 28 de fev.
  • 2 min de leitura


sempre que vejo essa cena da professora adelaide em irmão do jorel lembro da minha professora do pré, tia dinorah, que em 1994 ensinou pra gente sobre aquecimento global e crise climática e disse que os cientistas previam que 2025 seria o começo do fim - a partir desse ano a gente ia realmente começar a sentir e testemunhar as consequências do ritmo de produção e uso de recursos naturais do capitalismo.


agradeço muito tia dinorah, porque aqui de 2025 eu estou muito menos chocada do que todo mundo que eu conheço com tudo que tá acontecendo - porque eu já tava preparadíssima.


obrigada, tia dinorah! (que também me ensinou que o correto é dizer "vou AO banheiro" e não "NO banheiro" e eu nunca mais esqueci).


(às vezes imagino tia dinorah criança, tendo aula com algum professor dOiDãO nos anos 60/70, quando as primeiras pesquisas e previsões sobre aquecimento global saíram. imagino a pequena dinorah aprendendo sobre isso e lembrando pra sempre, e depois um dia repassando a informação pra uma turminha de pré-escola onde estava uma pequena mel que também lembraria pra sempre).


(tem muitas coisas do ano escolar que passei com tia dinorah que lembro pra sempre: foi o ano do fhc, do plano real, de uma nova escola (grande e tradicional, onde eu estudaria até o 3o ano do ensino médio), da tia dinorah, do meu aniversário de 6 anos (o primeiro em que me senti realmente "crescendo"), do brasil tetracampeão na primeira copa do mundo da qual eu me lembro (cuja final que eu assisti no acampamento NR, minha primeira vez num acampamento), foi o ano em que ganhei um walkman e comecei minha jornada obsessiva por conhecer e amar música, e outras coisas que não lembro agora mas que se eu lembrar é bem capaz de voltar nesse post e completar a lista)

Комментарии


bottom of page