Fashion Report: o que esperar de 2023?
- melody erlea

- 16 de dez. de 2022
- 2 min de leitura

O mundo pop tem sobrevivido de nostalgias, memórias e remakes, e a moda não tem sido diferente. Tendências como Y2K, que recupera estéticas dos anos 2000, e o retorno do visual emo, pop-punk e gótico para o mainstream são sinais de que estamos com saudade de algum tipo de manifestação criativa que existia num período pré-redes sociais, uma época que nos parece mais simples ao olhar em retrospecto.
No caso das tendências da Geração Z, há uma espécie de “saudade do que não vivemos” que não é incomum na moda: se agora os anos 2000 estão sendo relembrados, há 20 anos eles trouxeram o resgate de um visual influenciado pela década de 1970, que por sua vez recuperava uma silhueta lá dos anos 1930. Há sempre uma geração resgatando os símbolos e gostos de gerações passadas, longínquas, das quais tenta-se sentir um gostinho.
Para 2023, muito dessa nostalgia continua: além da cintura baixa, que já se estabeleceu como hit da juventude, também ameaçam voltar a calça skinny, que até pouco parecia ser o maior faux pas do estilo, e as sapatilhas. Já dá pra montar o look Amy Winehouse! Outros ícones do chamado período indie sleaze, como a estampa de galáxia, também dão o ar de suas graças.
A necessidade de conforto que surgiu durante o período de quarentena continua parte do zeitgeist fashion, e o streetwear, unido ao athleisure, continuam em alta e dominando o mundo das grifes. E, outra resposta aos anos sem sair de casa, o estilo maximalista, colorido, exagerado e alegre ainda marcam presença nos vídeos de #GRWM. Nas passarelas, as demandas por representatividade e sustentabilidade começam a dar resultados, com eventos como SPFW e BEFW, ambos em São Paulo, trazendo criadores indígenas, empreendedores pretxs e diversidade de corpos nos desfiles.
Ainda há muito a caminhar, mas a moda aos pouquinhos se torna mais diversa e inclusiva. Na galeria, mostramos algumas das tendências previstas para 2023! Sente falta de alguma? Conta pra gente nos comentários!







Comentários