a história imita a história
- melody erlea

- 1 de out. de 2018
- 2 min de leitura
senhoritas em uniforme é um filme alemão de 1931 sobre uma menina que fica órfã, vai morar num reformatório só de moças e tem um romance com uma professora. o filme foi lançado no fim da república weimar, que sucedeu a 1ª guerra mundial e antecedeu o golpe nazista que colocou hitler no poder.
durante a república weimar funcionou na alemanha o instituto de pesquisa e sexologia magnus hirschfeld, cuja fase mais fértil foi também a melhor fase do período político, de 1924 a 29 - os "golden 20s". era também uma época em que culturalmente os cis gays tinham razoável aceitação e suporte.
com a queda da bolsa em 29, uma alemanha ainda com traumas e sequelas da 1º guerra e extremamente economicamente instável permite que com um decreto e um ato em 33 a constituição e os direitos civis sejam anulados - em nome de valores como a família alemã, e com promessas de estabilidade e empregos a um povo desesperado. hitler é o chanceler do país.
é também em 33 que a união estudantil alemã chega ao instituto de hirschfeld para queimar e destruir toda sua pesquisa anti-nazista - pelo conteúdo sexual, e, principalmente, porque ele era judeu. o filme senhoritas em uniforme é censurado, cortado, e seu final original destruído e nunca recuperado - na versão nazista, o desfecho é trágico e cruel.
com os quase 30 anos de pesquisa de hirschfeld apagados, o ocidente atrasou em décadas seu progresso sexual e uma revolução sexual foi adiada por gerações - e todo tipo de pessoa considerada perigosa para os valores nazistas passou a ser perseguida e apagada da sociedade.
é perigoso querer passar por cima de pessoas cidadãs como nós e aceitar discursos de ódio de possíveis governantes porque o que queremos é emprego e estabilidade econômica. é perigosíssimo achar que um discurso é apenas um discurso. é perigosíssimo o poder que o discurso tem num povo cansado, instável, sem emprego e com medo.
eu não sei vocês mas eu tô achando tudo muito similar.







Comentários