buffy, o filme
- melody erlea

- 21 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
nos primeiros episódios da primeira temporada de buffy, a caça vampiros, a gente é apresentado à protagonista e aprende que ela acabou de chegar a sunnydale vinda de los angeles, onde foi expulsa da escola depois de tacar fogo no ginásio - pra matar todos os vampiros que haviam invadido o local.
eu sempre me perguntei sobre esse início tão abrupto da série - in medias res, a gente diz na teoria literária, é quando uma história começa já no meio da ação.
a série inicia assim: buffy já uma caça-vampiros, nova na cidade mas não nova ao ofício de eliminar demônios. a gente não é apresentado à sua origem, não sabe como nem quando ela começou, só sabemos que ela já tá traumatizada e cheia de memórias horripilantes.
eu tinha certeza, quando baixei o filme da buffy, que eu ia finalmente ver esses icônicos momentos da formação de nossa heroína, o infame incêndio no ginásio, mas não.
vi a hillary swank servindo uma estética blossom pela qual eu poderia morrer, vi o ben affleck fazendo uma ponta (tão ruim mas tão ruim que ele teve que ser dublado), vi momentos maravilhosos do mais puro terror trash, vi david arquette improvisando os trejeitos de um vampiro massa, vi donald sutherland num papel que ele com certeza aceitou por desespero, vi luke perry mandando ver nos freelas e sendo o interesse romântico de buffy nos intervalos das gravações de barrados no baile e vi, finalmente, a explicação de como identificar uma potencial caça-vampiros: uma marca de nascença que todas possuem, mas que buffy, claro, tirou porque era feia e peluda.
depois li que a ideia original de joss whedon, o criador da história, era realmente que o filme fosse um prólogo da série (era pra ter ginásio pegando fogo sim) mas a diretora e o estúdio foram alterando o filme durante sua produção, o deixando mais pastelão do que a ideia original e eliminando cenas muito intensas (tipo um ginásio de escola sendo incendiado).
de qualquer jeito, uma ótima pedida de filme pra épocas de pandemia: tem looks do começo dos anos 90, vampiros voadores, tensão sexual entre vampiros e caça-vampiros e muitos muitos muitos diálogos incoerentes. meu tipo de filme, dou 5 estrelinhas de 5.







Comentários